Ir para a Capadócia e não voar de balão é como ir para Foz do Iguaçu e não visitar as Cataratas. Foi um dos momentos mais incríveis que já vivenciei em viagens até hoje.
Os passeios são feitos sempre ao amanhecer, principalmente por causa da temperatura mais baixa e realizado todos os dias do ano (apenas em dias de chuva e muito vento os balões não podem voar).
O que me surpreendeu foi o tamanho dos balões! O meu tinha capacidade para 16 pessoas e pude observar alguns ainda maiores. Eu fui em maio, pela manhã estava aproximadamente 5 graus. Não esqueça de levar uma blusa extra.
Eu fui por uma agência contratada pelo congresso que eu estava participando em Istambul mas geralmente acontece da mesma forma: buscam no hotel às 4 da manhã e você vai até um local para tomar um rápido café da manhã e logo após você vai de van até os balões que estão sendo enchidos pelos pilotos. O passeio dura aproximadamente 1 hora (mas parecem 15 minutos). O preço varia entre 120 a 300 euros dependendo da duração e o tipo de balão.
O passeio foi bem suave e não tive medo. Você sobe e desce super rápido mas não sente nada! Apenas no pouso você deve seguir algumas regras e como se posicionar para não acontecer nenhum imprevisto pois o balão pode “quicar” no chão ao pousar. O legal é que você pousa realmente no meio do nada e o piloto passa as coordenadas para um carro de apoio que vai ao nosso encontro. Foi lindo!
Algumas empresas que realizam o passeio: Royal Balloons, Goreme Balloons, Butterfly Balloons, Kapadokya Ballon, Türkiye Balloons, Rainbow Balloons, Air Kapadokya, Sultan Balloons, Anatolia Balloons.
Fotos: Adriane Bordin
Gostou? Compartilha! 🙂