Viajar para Espanha, mais precisamente para Valencia e não visitar a Cidade da Artes e das Ciências com certeza será uma pena. Projetado por Santiago Calatrava e Félix Candela, o lugar é gigantesco e parece que estamos em um mundo alienígena. As pelas construções futuristas me projetou para um lugar diferente de tudo o que já vi antes.

O complexo, inaugurado em 1998, é um centro de entretenimento e cultural, tendo como a sua arquitetura como um atrativo em si. É composto por:
- L’Hemisfèric – Imax Cinema, Planetário e Laserium. Com aproximadamente 13.000 m²
- El Museu de les Ciències Príncipe Felipe – Museu interativo de ciências, ocupa aproximadamente 40.000 m² em três pisos.
- L’Umbracle – trilha de caminhada com plantas selvagens, conta também com uma galeria de arte com esculturas de artistas contemporâneos.
- L’Oceanogràfic – o maior aquário oceanográfico da Europa, com 110.000 m² e com 42 milhões de litros de água.
- El Palau de les Arts Reina Sofía – casa de ópera e apresentações de artes. Contém quatro grandes salões: Salão Principal, Salão Magisterial, Anfiteatro e Teatro de Câmera.
- El Puente de l’Assut de l’Or – ponte que liga o lado sul com a rua Menorca, cujo pilar de 125 metros de altura é o ponto mais alto da cidade.
- A Praça Principal – uma praça coberta, atualmente em construção, onde serão realizados concertos e eventos esportivos.
- As Torres de Valência, Castellón e Alicante – parte de um projeto que consiste na construção de três arranha-céus de 308, 226 e 220 metros.

Calatrava
Santiago Pevsner Calatrava Valls, arquiteto e engenheiro espanhol cujo trabalho tem se tornado bastante popular nas últimas décadas.
“..inspirado por formas orgânicas como esqueletos, seus trabalhos elevaram o desenho de certas obras de engenharia para novos patamares. Calatrava gosta de evidenciar o movimento das forças que animam as construções. Introduz soluções móveis e configurações dinâmicas, frequentemente assimétricas. Talvez por isso seja classificado como um dos mais ativos “estruturistas” contemporâneos. Também gosta de dotar suas realizações de conotações organicistas e surrealistas. Inspira-se primordialmente nos seres da natureza (antropomórficos, harmonias e equilíbrios dos esqueletos ou das formas naturais, articulações-rótulas, tendões-cabos); assume muitos riscos na busca de um estilo próprio que se baseia na natureza.”








Mais informações site oficial (em Espanhol).
Localização:




46023 – Valencia
Informaçoes sobre entradas e horários aqui.