Parece impossível estar em um lugar fechado, cercado por corredores e mais de 3 mil lojas. Vi e vivi essa experiência por mais de 3 dias (e ainda não deu para ir em todos os setores) e simplesmente foi incrível.

Confesso que, quando fui para a Turquia, minhas expectativas não eram tão altas assim. O mais surpreendente foi o contraste. Istambul envolve você em uma viagem milenar, com os mesmos costumes, aromas e sabores. Aromas e sabores falarei mais sobre o Mercado Egípcio (o meu preferido).

O Grande Bazaar, também chamado Bazar Coberto ou Mercado Coberto (do turco Kapalıçarşı), é provavelmente o maior e dos mais antigos mercados cobertos do mundo, situado no bairro histórico de Eminönü.

Inaugurado recentemente, em 1461, é muito conhecido principalmente pela joalharia, cerâmica, especiarias e tapetes (por mim, são os abajures!!!) . Tem mais de 60 ruas cobertas e é frequentado por 250 000 diariamente. Calcula-se que cerca de 20.000 pessoas trabalhem lá dentro.



E pode me perguntar: Adri, você se perdeu lá? SIM! Várias vezes. Mas também me encontrei. Era tão esquisito, e tão prazeroso quando você percebia que estava dando voltas e voltava no mesmo lugar. (Se você tem pavor de labirintos, não entre lá).


Ok, mas… quais os cuidados que você deve ter no Gran Bazaar? Principalmente as mulheres. Quando viajo, sempre pesquiso a cultura do local para tentar me adequar da melhor forma possível. Por sinal de respeito, sempre usava um lenço (ou como eles chamam: pashmina) cobrindo os cabelos e calças compridas afinal, o mercado fica em uma região muito tradicionalista e antiga de Istambul. (vamos respeitar a cultura, por favor?! A gente vê cada coisa….) Enfim, depois do cuidado com as roupas, é interessante você aprender algumas palavras como: Bom dia/günaydın – Obrigado/teşekkür ederim. Isso faz com que o comerciante já abra um sorriso, pois você mostra que perdeu algum tempinho aprendendo as palavras.



REGRA MAIS IMPORTANTE: Pechinche. A pechincha faz parte da cultura do Gran Bazaar por séculos então, não tenha medo! Sempre peça descontos, um brinde, fale que a outra loja fez mais barato (afinal são 3 mil lojas praticamente vendendo a mesma coisa), ou fale que volta depois. (essa última eu fiz várias vezes). Voltava no outro dia e ganhava ótimos descontos.
Senta que lá vem história: Estabelecido pelo Sultão Mehmet II em 1455, serviu inicialmente como ponto de troca de itens têxteis. Já em meados do século 17, começou a tomar a forma que tem até hoje, consolidando-se no século 19 por sua variedade e qualidade de itens a venda. Atualmente emprega mais de 26 mil pessoas e foi considerado a atração turística mais visitada do mundo em 2014, reunindo 91 milhões de turistas ao longo do ano.
Uma dica: Me hospedei no hotel Arden City, que fica super perto do Gran Bazaar e da Mesquita Azul. Destaque para a vista no restaurante que fica no ultimo andar. Recomendo!!


A maioria dessas imagens foram filmadas na cobertura do hotel. (Saudades!)
Tá esperando o que? 🙂