3 mil lojas e o mais visitado: Gran Bazar, o mercado mais antigo do mundo #EUFUI

Parece impossível estar em um lugar fechado, cercado por corredores e mais de 3 mil lojas. Vi e vivi essa experiência por mais de 3 dias (e ainda não deu para ir em todos os setores) e simplesmente foi incrível.

IMG_2338

Confesso que, quando fui para a Turquia, minhas expectativas não eram tão altas assim. O mais surpreendente foi o contraste. Istambul envolve você em uma viagem milenar, com os mesmos costumes, aromas e sabores. Aromas e sabores falarei mais sobre o Mercado Egípcio (o meu preferido).

gran bazar 2.T0

O Grande Bazaar, também chamado Bazar Coberto ou Mercado Coberto (do turco Kapalıçarşı), é provavelmente o maior e dos mais antigos mercados cobertos do mundo, situado no bairro histórico de Eminönü.

adrigb

Inaugurado recentemente, em 1461, é muito conhecido principalmente pela joalharia, cerâmica, especiarias e tapetes (por mim, são os abajures!!!) . Tem mais de 60 ruas cobertas e é frequentado por 250 000 diariamente. Calcula-se que cerca de 20.000 pessoas trabalhem lá dentro.

IMG_2343IMG_2344img_04261

E pode me perguntar: Adri, você se perdeu lá? SIM! Várias vezes. Mas também me encontrei. Era tão esquisito, e tão prazeroso  quando você percebia que estava dando voltas e voltava no mesmo lugar. (Se você tem pavor de labirintos, não entre lá).

istanbul-grand-bazaar-map-1

6810a8_aaab87410bca43fb884fe8d158ae961d

Ok, mas… quais os cuidados que você deve ter no Gran Bazaar? Principalmente as mulheres. Quando viajo, sempre pesquiso a cultura do local para tentar me adequar da melhor forma possível. Por sinal de respeito, sempre usava um lenço (ou como eles chamam: pashmina) cobrindo os cabelos e calças compridas afinal, o mercado fica em uma região muito tradicionalista e antiga de Istambul. (vamos respeitar a cultura, por favor?! A gente vê cada coisa….) Enfim, depois do cuidado com as roupas, é interessante você aprender algumas palavras como: Bom dia/günaydın – Obrigado/teşekkür ederim. Isso faz com que o comerciante já abra um sorriso, pois você mostra que perdeu algum tempinho aprendendo as palavras.

Grand.Bazaar.original.19141gran-bazar-3

IMG_1367

REGRA MAIS IMPORTANTE: Pechinche. A pechincha faz parte da cultura do Gran Bazaar por séculos então, não tenha medo! Sempre peça descontos, um brinde, fale que a outra loja fez mais barato (afinal são 3 mil lojas praticamente vendendo a mesma coisa), ou fale que volta depois. (essa última eu fiz várias vezes). Voltava no outro dia e ganhava ótimos descontos.

Senta que lá vem história: Estabelecido pelo Sultão Mehmet II em 1455, serviu inicialmente como ponto de troca de itens têxteis. Já em meados do século 17, começou a tomar a forma que tem até hoje, consolidando-se no século 19 por sua variedade e qualidade de itens a venda. Atualmente emprega mais de 26 mil pessoas e foi considerado a atração turística mais visitada do mundo em 2014, reunindo 91 milhões de turistas ao longo do ano.  

Uma dica: Me hospedei no hotel Arden City, que fica super perto do Gran Bazaar e da Mesquita Azul. Destaque para a vista no restaurante que fica no ultimo andar. Recomendo!!

1144990_184_z

hotel-arden-sultanahmet-8

A maioria dessas imagens foram filmadas na cobertura do hotel. (Saudades!)

Tá esperando o que? 🙂

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s