Washed Ashore: Arte Para Salvar o Oceano

Washington D.C, julho de 2016. Um dos meus grandes sonhos com certeza era conhecer o Museu Nacional de História Natural Smithsonian  e finalmente, consegui! Mas, antes de falar mais sobre o incrível acervo, gostaria de dar destaque a uma obra que, muitas vezes, passava despercebida pelas centenas de pessoas que passavam por ali (o que realmente é uma pena). 

CXsu13_AN_WashAshore

Angela Haseltine Possi é diretora e fundadora do projeto Washed Ashore: Art to Save the Sea. Ela é artista e educadora há 30 anos. Ela examina todos os materiais coletados nos oceanos (muitos!) para construir essa tartaruga que vemos abaixo: (desculpe se a foto não saiu boa!). Mas, realmente me emocionou bastante e não poderia deixar de fazer um post sobre esse projeto.

14087616_10153892215248481_498745123_o*Foto: Adri Bordin (Museu Natural de Arte  at. Museu Nacional de História Natural Smithsonian)

Desde 2010, mais de 18 toneladas de materiais foram coletados dos oceanos pela equipe e voluntários pelo Washed Ashore ao longo dos EUA e costas do pacífico e foram convertidos em esculturas em grande escala.

8,8 milhões de toneladas

É a quantidade de plástico que entra no oceano todos os anos.
Esta quantidade corresponde à descarga de um camião de lixo, no oceano, a cada minuto.

TURTLE OCEAN (Tartaruga no Oceano)

Cada pedacinho da escultura de plástico, quando descartados, são jogados no oceano e muitas vezes acabam nas costas. Plásticos simplesmente não vão embora! 

“Todos os dias oito milhões de toneladas de resíduos acabam no oceano. E 80% da poluição de nossos mares é de origem terrestre e consequência da atividade humana, com repercussões terríveis na biodiversidade e no conjunto de nosso meio ambiente”, afirma o presidente da Surfrider Foundation Europe, Gilles Asenjo.

Olha só que trabalho lindo:

Washed-Ashore-Project-580-2anomone-washedashore3henrywashed-ashore-octopus-sliderwashed-ashore-sharkwashed-ashore-parrotfish

Poluição por plástico é um problema global e não podemos negar. O trabalho da Angela é essencial principalmente na conscientização de crianças e jovens e mostrar como podemos reaproveitar esses materiais e reutilizá-los de forma tão bela. 

FATOS SOBRE A POLUIÇAO NOS OCEANOS:

  • Poluição por plástico acontece em escala global: Mais de 8 milhões de toneladas de plástico entram nos oceanos pela costa todos os anos.
  • Há grandes ilhas de conglomerados de plástico e lixo no meio dos Oceanos
  • Plástico está matando a vida marinha dos oceanos: Impressionantes 90% das aves marinhas possuem algum detrito plástico em seu sistema digestivo. 90%!!!
  • Poluição por Plástico custa 1 bilhão de dólares por ano (diminuição de espécie para pesca, queda no turismo com praias contaminadas e animais mortos, etc.
  • A produção de plásticos atingiu 311 milhões de toneladas métricas  (343 milhões de toneladas) em 2014 e continua a aumentar em todo o mundo. Os cientistas estimam que só em 2010 entre cinco e 13 milhões de toneladas métricas (seis e 14 milhões de toneladas) de plásticos transmitido para o mar.

Clique aqui e saiba mais sobre o projeto e como ajudar.

Gostou? Compartilha!!

2 pensamentos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s