Hallo! Como você está? Viagem fresquinha na cabeça, irei começar uma série de posts sobre a capital alemã: Berlim! Fui participar em março do ITB Berlin (a maior feira para o trade turístico do mundo – e, vai ter post sobre como foi a minha experiência também!) e depois, visitei os principais atrativos deste Destino tão único que respira história!

Adri Domo Parlamento

Ao planejar a sua viagem para Berlim, você não pode deixar de visitar um dos lugares mais importantes: o Reichstag Building e sua cúpula. Na verdade, só tenho 1 dica principal: AGENDE COM ATENCEDÊNCIA por aqui. A visita é gratuita mas, se você deixar para a última hora, vai ser difícil conseguir alguma desistência pois eles só permitem a entrada com agendamento prévio.

A entrada fica em uma espécie de “container” branco, bem visível à frente do grande e imponente prédio do Parlamento, eles pedem o Passaporte e conferem o documento de agendamento com muita atenção. Logo depois passamos por uma checagem de segurança, com raio-x e, esperamos alguns minutos pois entramos todos juntos em um grupo de mais ou menos 30 pessoas por vez. A segurança é super rígida e você não pode entrar com garrafas com líquido.

IMG_9702

Reichstag é o nome do prédio onde localiza-se o parlamento federal da Alemanha. Localiza-se no distrito de Mitte, bem no centro.

Depois que você sobre à cúpula, pode fazer o passeio com muita calma pois não tem um tempo limite para ficar lá em cima. Detalhe importante: o audio guide, é grátis e possui uma parte importante ao decorrer da subida.

Um “pouco” de história

Captura de Tela 2019-03-26 às 22.56.53.png

“Em 1884, o Kaiser Guilherme I assentou a pedra fundamental e, em 1894, concluía-se a construção. A cúpula viria a ser composta de aço e vidro, técnica avançada para a época.

Com o fim da Primeira Guerra Mundial e a renúncia do Kaiser, a república foi proclamada da sacada do Reichstag no dia 9 de Novembro de 1918. Entre 1919 e 1933, o Reichstag foi a sede do parlamento da República de Weimar.

Um mês após a nomeação de Adolf Hitler para o cargo de Chanceler da Alemanha, o prédio foi incendiado. O fogo começou as 21:14h no dia 27 de Fevereiro de 1933. Acredita-se que o incêndio tenha sido iniciado em vários lugares. Quando a polícia e os bombeiros chegaram ao local, houve uma grande explosão na Câmara dos Deputados.

IMG_2123

Ao contrário do que se imagina, durante os doze anos do Terceiro Reich, o Reichstag não foi usado para sessões parlamentares – o parlamento reunia-se no edifício Krolloper, uma antiga casa de ópera, já que o prédio do Reichstag havia sido danificado pelo fogo. Este foi usado para fins de propaganda e, durante a Segunda Guerra Mundial, para propósitos militares. O prédio foi danificado também por ataques aéreos durante a guerra. Durante a Batalha de Berlim em 1945, foi um dos alvos principais do Exército Vermelho.

Com a transferência do governo alemão de Bonn para Berlim, o prédio foi reinaugurado em 19 de abril de 1999 como sede do Parlamento.

Na imponente fachada, acima do pórtico de entrada, está escrita a frase “Dem deutschen Volke” – “Ao povo Alemão“, gravada lá desde 1916.”

Reichstag dome

IMG_2124

A cúpula de vidro realmente é imponente e um belo contraste ao prédio de linha arquitetônica mais clássica. Foi projetado pelo arquiteto Norman Foster e construído para simbolizar a reunificação da Alemanha.

Captura de Tela 2019-03-26 às 22.58.34.png

Durante a visita, você sobre aos poucos, seguindo o audioguide, que conta a história do Prédio do Parlamento, Cúpula, sua função e também mostra vários prédios no horizonte, sendo a magnífica vista de Berlim, a atração principal do passeio.

A câmara de debates do Bundestag, o parlamento alemão, pode ser vista abaixo. Um cone espelhado no centro da cúpula direciona a luz do sol para dentro do prédio e, assim, os visitantes podem ver o funcionamento da câmara. O interessante é que o domo simboliza que as pessoas estão acima do governo.

Captura de Tela 2019-03-26 às 22.58.45

Recursos eficientes de energia usando a luz do dia através do cone espelhado foram aplicados, e um grande escudo solar monitora o movimento do sol eletronicamente e bloqueia a luz solar direta.

Adri Domo Parlamento2

IMG_2128

IMG_2132

Captura de Tela 2019-03-26 às 22.57.05

IMG_9699

Aqui nesse site você encontra todas as informações sobre agendamentos e passeio. https://www.bundestag.de/en/visittheBundestag

Localização:

Fotos: Adriane Bordin

Gostou? Me siga nas Redes Sociais! Se tiver alguma dúvida, pode me enviar um DM no Instagram que terei o prazer em ajudar! 😉

Instagram | Facebook

*Fontes: bundestag.de / Wikipedia

 

Um comentário em “Parlamento Alemão em Berlim: como visitar a sua cúpula

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s