Mosteiro de Montserrat: alturas e mistério a 50km de Barcelona

Montserrat_Mountains,_Catalonia,_Spain_-_Jan_2007®Diliff 

Surpresa! É difícil imaginar que tão perto de Barcelona (cerca de 50km) exista um mosteiro construído a mais de 1.200m. Não importa se você possui ou não uma religião, Montserrat é uma incrível obra arquitetônica e vale a pena conhecer.

IMG_0653Foto: AdriBordin

O Monte Serreado (Montserrat) é tradicionalmente considerado a montanha mais importante e significativa da Catalunha e é cercado de história. Ele está localizado a 50 km a noroeste de Barcelona. É, segundo a tradição, a montanha mais sagrada da Catalunha. Abriga o famoso Mosteiro do Monte Serreado, beneditino, dedicado à Virgem de Montserrat.

IMG_0620       Foto: AdriBordin – subida da cremalera

A montanha fica a 1236 m acima do nível do mar e é absolutamente incrível. Como eles conseguiram construir essa estrutura tão alto? Logo no começo você já percebe a sua beleza. Para chegar lá utilizamos uma cremalera (uma espécie de trem) que chega lá super rápido. (Brincadeira, demora um pouco!) Mas, isso nem importa.. a vista já compensa!

IMG_0617IMG_0652IMG_0636IMG_0625IMG_0632IMG_0639IMG_0643IMG_0629IMG_0624IMG_0662IMG_0668IMG_0630

Parte Religiosa:

A_Virgem_de_Mont_Serrat

De acordo com uma lenda, uma imagem da Virgem foi descoberta no ano de 880 na Gruta Santa, e deste então Montserrat tem sido associada à espiritualidade. Além do mosteiro e da Santa Gruta, o complexo montanhoso contém uma série de pequenas igrejas e capelas, como a de Santa Cecília, São Bento, São João, Santa Maria Madalena, São Miguel e São Jerônimo.

Nossa Senhora de Monserrate, Virgem Negra de Montserrat (em catalão, Mare de Déu de Montserrat, que significa “Mãe de Deus do Monte Serreado”) é uma imagem de Maria, a mãe de Jesus Cristo, localizada no Mosteiro de Santa Maria de Montserrat. É conhecida popularmente como La Moreneta (“A Morena” por causa de sua cor escura), feita em madeira no século XII, cor escurecida resultado da transformação do verniz devido ao tempo.

IMG_0648IMG_0645IMG_0647IMG_0661IMG_0635 Fotos: Adriane Bordin

Como chegar? Se fizer o caminho já desde Barcelona, por quase todas as saídas, vai ter que seguir a estrada C-55 até Monistrol de Montserrat e depois a BP-1121 até ao cume. Nada muito complicado!

O trem R5, que vai até Montserrat, sai todos os dias da Estação Praça España do metrô de Barcelona, a partir das 8h36 (na alta temporada) e 9h36 (na baixa).

Na própria estação de metrô vá seguindo o símbolo do trem local até encontrar a sua plataforma e os guichês vendendo passes combinados para chegar a Montserrat: bilhete do trem (ida e volta) + funicular ou teleférico para subir a montanha.

Se você for na alta estação poderá encontrar também um passe completo, chamado de Montserrat Tot, que junta trem + os funiculares (como o de Sant Joan) + almoço no restaurante do Monastério. Depois do trecho de trem, você tem a opção de você subir a montanha usando um funicular ou um teleférico. (Informações Blog blogvambora)

Data ideal: Primavera

Site oficial do Mosteiro

O que eu não conheci: Escalada

Só depois fiquei sabendo que Montserrat é um lugar popular para escalada esportiva, com mais de 5000 rotas de escalada cobrindo a maior parte de suas paredes, é dos lugares mais populares para os escaladores catalães. (#ficadica)

p1422265182-3

Aqui abaixo um vídeo que gravei em uma missa na basílica:

Quer dirar dúvidas ou saber mais dicas? Manda um e-mail para mim:

adrianebordin@gmail.com 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s