Washington D.C, julho de 2016. Um dos meus grandes sonhos com certeza era conhecer o Museu Nacional de História Natural Smithsonian e finalmente, consegui! Mas, antes de falar mais sobre o incrível acervo, gostaria de dar destaque a uma obra que, muitas vezes, passava despercebida pelas centenas de pessoas que passavam por ali (o que realmente é uma pena).

Angela Haseltine Possi é diretora e fundadora do projeto Washed Ashore: Art to Save the Sea. Ela é artista e educadora há 30 anos. Ela examina todos os materiais coletados nos oceanos (muitos!) para construir essa tartaruga que vemos abaixo: (desculpe se a foto não saiu boa!). Mas, realmente me emocionou bastante e não poderia deixar de fazer um post sobre esse projeto.
*Foto: Adri Bordin (Museu Natural de Arte at. Museu Nacional de História Natural Smithsonian)
Desde 2010, mais de 18 toneladas de materiais foram coletados dos oceanos pela equipe e voluntários pelo Washed Ashore ao longo dos EUA e costas do pacífico e foram convertidos em esculturas em grande escala.
8,8 milhões de toneladas
É a quantidade de plástico que entra no oceano todos os anos.
Esta quantidade corresponde à descarga de um camião de lixo, no oceano, a cada minuto.
TURTLE OCEAN (Tartaruga no Oceano)
Cada pedacinho da escultura de plástico, quando descartados, são jogados no oceano e muitas vezes acabam nas costas. Plásticos simplesmente não vão embora!
“Todos os dias oito milhões de toneladas de resíduos acabam no oceano. E 80% da poluição de nossos mares é de origem terrestre e consequência da atividade humana, com repercussões terríveis na biodiversidade e no conjunto de nosso meio ambiente”, afirma o presidente da Surfrider Foundation Europe, Gilles Asenjo.
Olha só que trabalho lindo:







Poluição por plástico é um problema global e não podemos negar. O trabalho da Angela é essencial principalmente na conscientização de crianças e jovens e mostrar como podemos reaproveitar esses materiais e reutilizá-los de forma tão bela.
FATOS SOBRE A POLUIÇAO NOS OCEANOS:
- Poluição por plástico acontece em escala global: Mais de 8 milhões de toneladas de plástico entram nos oceanos pela costa todos os anos.
- Há grandes ilhas de conglomerados de plástico e lixo no meio dos Oceanos
- Plástico está matando a vida marinha dos oceanos: Impressionantes 90% das aves marinhas possuem algum detrito plástico em seu sistema digestivo. 90%!!!
- Poluição por Plástico custa 1 bilhão de dólares por ano (diminuição de espécie para pesca, queda no turismo com praias contaminadas e animais mortos, etc.
- A produção de plásticos atingiu 311 milhões de toneladas métricas (343 milhões de toneladas) em 2014 e continua a aumentar em todo o mundo. Os cientistas estimam que só em 2010 entre cinco e 13 milhões de toneladas métricas (seis e 14 milhões de toneladas) de plásticos transmitido para o mar.
Clique aqui e saiba mais sobre o projeto e como ajudar.
Gostou? Compartilha!!
Excellent article 🙂
CurtirCurtido por 1 pessoa
Thank you! 🙂
CurtirCurtir