Imersão com imagens e trilha sonora: A incrível Exposição de Gustav Klimt em Paris

Para quem visitar Paris até Novembro de 2018 não pode perder a visita ao Atelier des Lumières. Foi uma das exposições mais incríveis que eu já visitei. A Exposição principal é uma homenagem ao centésimo aniversário da morte do pintor Gustav Klim, um dos principais artistas da cena artística vienense.

IMG_2103

IMG_1126

O local é um galpão cinza enorme, com um círculo no meio, vigas de metal e uma escada que leva ao segundo andar. Percebi aos primeiros sons da trilha sonora que aquela seria uma experiência diferente. As luzes se apagam e obras famosas se unem aos créditos iniciais da produção. Fica escuro e a mágica começa.

IMG_1140

Na fase Imperial de Viena no final do século XIX, Klimt foi uma das figuras principais do estilo decorativo, tendo como inspiração a arquitetura da época. Tudo isso, vemos ao longo das projeções. Não vemos apenas as obras do pintor, mas uma cronologia inteligente sobre suas influências e vida.

img_2185.jpg

No começo do novo século, Gustav liderou a Secessão de Viena, um movimento que buscava romper com a arte acadêmica. Klimt foi um dos artistas que abriu as portas para a pintura moderna. Vemos muito ouro e o estilo decorativo que fazem de suas obras uma explosão de cores, formas e de uma riqueza única.  A exposição imersiva inclui as principais obras que exemplificam muito bem e dignamente o trabalho de Klimt como seu período dourado (ouro), com seu estilo simbolista e decorativo, em pinturas e ilustrações.

IMG_2186

IMG_1144

IMG_1125

IMG_1123

IMG_1151

Também aparecem obras de grandes artistas de Viena, como Egon Schiele e Friedensreich Hundertwasser, que foram diretamente influenciados pelo trabalho de Gustav Klimt.

Egon_Schiele_-_Gustav_Klimt_im_blauen_Malerkittel_-_1913.jpeg
Retrato de Klimt feito por Egon Schiele (1890–1918)

Assista ao vídeo da Exposição:

 

img_2193.jpg

A Exposição foi produzida por Gianfranco Iannuzzi, Renato Gatto e Massimiliano Siccardi, com a colaboração musical de Luca Longobardi,

Curadora: Beatrice Avanzi.

Mas programe-se! A exposição fica apenas esse ano e para a sua comodidade (sem pegar filas) compre antecipadamente aqui.

O Atelier des Lumières está aberto todos os dias das 10h às 18h.
Abertura noturna às sextas-feiras e sábados até às 22:00h.

Valor do Ingresso (em maio 2018): €14,5

Endereço: 8 Rue Saint-Maur, 75011 Paris

Captura de Tela 2018-05-29 às 07.17.32.png

Post por @adribordin

Gostou? Compartilha! Em breve vídeo completo 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s