Confira dicas para se sentir segura e se aventurar em uma viagem sozinha

Viajar sempre foi uma das minhas paixões! Depois de conseguir superar uma depressão e fobia de voar, consegui embarcar em uma nova jornada: não precisar depender de um acompanhante e conseguir viajar sozinha!

Capadócia – Turquia

Uma coisa eu digo, se eu consegui, você com certeza, CONSEGUE!

No início da minha vida adulta comecei a ter crises de pânico e ansiedade de voar, o que me levou a um quadro depressivo e me fez parar – por 2 anos – de viajar para lugares mais distantes. Me senti incapaz e de mãos atadas. Se você já teve ansiedade, deve saber o que eu estou falando. Pensamentos negativos, acelerados, batimento acelerado, calor, frio, até… dor de barriga e insônia! Incrível como nossa mente toma conta de todo o nosso corpo e consegue fazer com que o medo produza sintomas visíveis de ansiedade extrema, nos impedindo de viver.

Madri – Espanha

Aí que está a diferença entre o medo saudável, que o ser humano possui para sua sobrevivência, e a fobia, que nos impede de seguir em frente e sair de casa, viajar, ou frequentar lugares com muitas pessoas. Tomei a decisão de que não seria escrava da minha mente e comecei a fazer terapia, junto com tratamento no ramo da psiquiatria, comecei a praticar meditação e, o mais, importante.. enfrentar.

Garanto para você que não existe fórmula mágica e sim algumas atitudes comportamentais que me ajudaram nas batalhas diárias contra a ansiedade e pensamentos negativos.

AGIR.

Se tem medo, vai com medo mesmo! Ficar parada, trancada em casa, com certeza não vai ajudar a você encarar um desafio! Em tempos de crise e pandemia, sei que é complicado, mas se ocupe!

A cada viagem de avião, eu ia pegando mais confiança. Pesquisei muito sobre o tema, conversei com pessoas que tinham os mesmos sintomas que eu, li muitos livros, comecei a aprender mais sobre aviação e viajar sozinha.

Top Of The Rock – Nova Iorque – Estados Unidos

Hoje, já viajei vários países sozinha e digo com toda certeza, é uma das maiores recompensas tanto pessoal, quanto profissional que já conquistei na minha vida! Viajar sozinha me fez uma mulher mais forte, melhorou muito a minha auto estima e me fez desenvolver uma inteligência emocional, conhecendo mais a fundo as minhas limitações e reconhecendo minhas conquistas.

Vou contar para você algumas dicas que aprendi e que aplico em cada viagem, sozinha ou acompanhada. Não é fórmula mágica, mas, se você se atentar para cada item, com certeza se sentirá mais segura e confiante para embarcar na viagem da sua vida!

  1. PESQUISE

Pesquise, pesquise e pesquise! Informação, como tudo na vida, quanto mais você conhece sobre um determinado assunto, mais você se sente confiante para falar sobre ele ou vivenciar determinada situação. Antes da viagem, faça uma lista de destinos em que outros viajantes já visitaram.

Hoje, com a internet, tudo ficou mais fácil. Não economize em pesquisa em blogs, canais de youtube e sites especializados. Se for a sua primeira viagem, escolha um destino onde você consiga se comunicar bem, que tenha baixa criminalidade e que você possa se locomover facilmente pelas ruas e transporte público.

2. SE ORGANIZE

Antes de qualquer viagem, com o destino escolhido, eu abro geralmente um arquivo do excel ou Word e vou separando as informações em tópicos. Melhores bairros para se hospedar, tipos de hospedagem, atrativos, valores, que transporte eu preciso pegar para chegar ou se vou caminhando. Planejo 2 tipos de roteiro, um, mais completo e, outro com maior flexibilidade. O bom de viajar sozinha é que você está no comando da sua viagem! Eu já tive que alterar várias vezes o meu roteiro na hora, devido a condições climáticas ou dicas de moradores locais.

Coloque uma maior quantidade possível de informações, com isso, você vai poder calcular melhor a quantidade de dinheiro levar, já reserve sua estadia previamente e, tendo informações sobre horários e transporte, tudo fica incrivelmente mais fácil! (Extra: Fazer uma lista do que levar ajuda bastante na hora de fazer a mala)

3. SEGURO VIAGEM

Sei que é um gasto a mais, mas, encare como um investimento! SEMPRE faço seguro-viagem em todas as minhas viagens! Já tive que usar algumas vezes, e, acaba sendo um ótimo custo-benefício e é mais um fator pelo qual você fica bem mais tranquila. Esperamos sempre não precisar usar, mas, principalmente médico, já usei umas 2 vezes.

Sempre faço uma pesquisa entre as seguradoras e coberturas. Sei que é meio chato mas, não deixe de ler as cláusulas do contrato. Levo tudo impresso e deixo junto com todos os documentos. Hoje em dia, várias seguradoras já possuem aplicativo, sendo mais fácil contato se precisar acionar uma determinada cobertura.

4. INTERNET

Melhor investimento da sua viagem, comprar um chip de internet é imprescindível para mim, principalmente em países onde o inglês não é a primeira língua. Se você tem 4G e o Google Maps, você domina O MUNDO! Eu uso o Google Maps sempre, para ver como chegar, rotas de caminhada, linhas de metrô e ônibus.

É vida! Se eu tiver programado uma viagem com antecedência eu já mando buscar o chip e entregam em casa. No avião, antes de chegar no destino eu já troco o chip do celular e, quando pouso, já estou conectada! Bom para ver o transporte ou pedir um Uber, por ex.

5. HORÁRIO DE CHEGADA E SAÍDA

Viajar sozinha, principalmente as meninas, devem tomar um cuidado extra, sempre! Pesquisar vôos ou trens em que a chegada seja com a luz do dia, faz com que você fique tranquila e seja melhor para usar transporte público ou pedir informações se, for o caso.

Sempre programo meu vôos para chegar pela manhã, assim tenho tempo de fazer o check-in e já dar uma caminhada aos arredores do hotel, vendo se tem mercado perto, farmácia, etc, servindo também para aclimatação por causa dos sintomas do jet-lag.

6. INGLÊS E LÍNGUA LOCAL

Se você não é fluente, agora é a hora de arregaçar as mangas e estudar! Em tempos de pandemia, tentar aprimorar uma lingua, principalmente o inglês, é recomendado. Ser fluente, para mim, foi um divisor de águas, e, o bom, é que cada viagem serve como um intensivo super power de conversação.

Uma dica super importante, que funciona muito bem comigo, é gastar um tempinho aprendendo algumas frases na língua da cultura local. Abre muitas portas e “quebra” o gelo no início de uma conversa ou atendimento. Eu começo com uma saudação na língua local e pergunto se posso prosseguir em inglês. Os moradores locais apreciam muito o esforço que o turista faz em pelo menos tentar se comunicar na língua local. Me ajudou muito nas viagens para a Turquia e para a França, por ex. Aprender, Oi, Tudo bom? Bom dia, Boa tarde, Boa Noite, Muito obrigado, Quanto custa, com licença e por favor vai fazer muito bem para conversar com locais e ser mais bem recebida.

7. NÃO FACILITE!

Todo o cuidado é pouco.

Principalmente para quando estiver viajando sozinha(o). Eu sempre levo impresso cópias do meu passaporte e deixo em diferentes lugares, assim como dinheiro, e, sempre verifico se tem cofre no hotel. Ao sair para caminhar, por mais seguro que seja o local, sempre tome cuidado ao carregar câmeras e celular na mão. Tomo cuidado extra com mochilas e bolsas. No vôo ou trem, por ex, eu levo um cadeado extra para colocar na minha mochila e, se for dormir, eu amarro as alças e fecho o cadeado no assento, prevenindo de furtos enquanto estou descansando.

Cuido muito também ao sair à noite e uma dica é, moderação no álcool. Mesmo, se estiver com conhecidos, estar alerta é essencial.

Antes de viajar, eu levo um caderninho de bolso com todos os telefones e endereços escritos (endereço e nome do hotel, telefone e endereço do consulado brasileiro, entre outros), no caso se perder o celular ou acabar a bateria enquanto estiver na rua. Ah, levar bateria extra na mochila é super aconselhável também!

Em relação ao dinheiro, eu também habilito meu cartão de crédito para viagens internacionais. Pretendo não usar por causa das taxas, mas, se precisar, ele está desbloqueado e pronto para ser usado no caso de uma emergência.

8. APRENDA A DIZER NÃO

Para viajar sozinha você deve aprender a não ser tão boazinha. Em atrativos mais populares é comum ter pessoas tentando coletar informações e aplicar golpes.

A maioria dos atrativos você pode comprar online antecipadamente, então, fique atenta a golpes e não tenha medo de ser um pouco assertiva na hora de falar NÃO. Olhar nos olhos da pessoa e demonstrar confiança ajuda bastante a despistar essas pessoas. Ajuda bastante também se for assediada, não tenha medo de pedir ajuda ou sair de um determinado local se alguém estiver incomodando. Olhe ao redor e procure sempre lugares mais movimentados ou um comércio aberto. Não precisa ficar na “neura”, você acaba levando esses cuidados com mais naturalidade a medida em que for ganhando mais experiência.

9. ACREDITE EM VOCÊ!

Paris – França

Se eu fosse depender dos meus pais, nunca viajaria sozinha! Tive uma criação superprotetora e a ideia de uma mulher viajar sozinha pelo mundo era quase impossível. Tomei algumas decisões que geraram um pouco de desconforto para meus pais, mas, garanti que iria tomar todas os cuidados necessários.

Sempre mando mensagem e fotos das viagens. Estar em contato com familiares e amigos todos os dias e informar para onde vai e o nome da hospedagem é sempre bom!

Museu Van Gogh – Amsterdã – Holanda
Vista de Manhattan – Brooklyn – NYC

Gostou das dicas? Agora é com você!

Berlim – Alemanha
Berlim – Alemanha
Grand Bazar – Istambul – Turquia

Agora na pandemia, viajar pelo país, com segurança pode ser um bom caminho para você começar a viajar sozinha. Eu sou de Foz do Iguaçu, um dos principais Destinos Turísticos do país e a cidade, Hotéis e atrativos estão tomando todas as precauções para uma viagem segura, seguindo rígidos protocolos sanitários. Fica a dica!

Gostou? Compartilhe o post!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s